Ingresso por Transferência Facultativa de outras IES (Instituições de Ensino Superior)

Transferência Facultativa de outra IES (Transferência externa) destina-se ao(à) candidato(a) regularmente vinculado(a) à outra Instituição de Ensino Superior (IES) que, no semestre (ou período equivalente) imediatamente anterior ao período de Matrícula Presencial na UFG, definido no cronograma do respectivo Processo Seletivo, se encontre inscrito(a) em disciplinas ou com matrícula trancada ou participante de programas de mobilidade acadêmica regulamentados pela instituição de origem, que tenha concluído no mínimo um período letivo, e que deseja dar continuidade aos estudos na UFG no mesmo curso ou em curso afim, conforme disposto no edital do respectivo Processo Seletivo.

O curso de origem deve ser autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou cursado no exterior com a devida regulamentação. Neste último caso, a documentação acadêmica a ser apresentada deve estar devidamente traduzida por tradutor público.

Como faço para ingressar na UFG por transferência facultativa de outras Instituições de Ensino Superior (IES)?

O ingresso por Transferência Facultativa na UFG é regulamentado pela Resolução CEPEC n.1394R/2016, que trata do Preenchimento de Vagas Remanescentes nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade.

O Processo Seletivo de Preenchimento de Vagas Remanescentes que oferta vagas para Transferência Facultativa é realizado pelo Instituto Verbena, ao qual caberá executar todos os procedimentos relativos à seleção de candidatos(as), e pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA), responsável pela Matrícula dos(as)aprovados(as). A processo seletivo ocorre uma vez por ano e o edital é publicado sempre no segundo semestre do ano, no sítio do Instituto Verbena (www.institutoverbena.ufg.br).

O Processo Seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme critérios previstos no respectivo edital.

Ressalta-se que o candidato aprovado para vaga de Transferência Facultativa deverá apresentar no momento da matrícula, dentre outros documentos exigidos no respectivo edital, histórico escolar do curso superior atualizado, comprovando vínculo regular (inscrição em disciplinas, trancamento de Matrícula ou participação em programas de mobilidade acadêmica) com a Instituição de origem no semestre imediatamente anterior ao período de Matrícula e a conclusão de pelo menos um semestre letivo.