Mudança de Grau Acadêmico

Mudança de Grau Acadêmico no caso de cursos com mesma denominação e dois graus acadêmicos (bacharelado e licenciatura) é a possibilidade de um estudante regular da UFG, vinculado a um curso de graduação, optar por grau acadêmico diferente do qual está vinculado, de um mesmo câmpus.

Como faço solicitar mudança de grau acadêmico na UFG?

O interessado em realizar Mudança de Grau Acadêmico da UFG poderá realizá-las:

- 1ª opção: mediante participação no processo seletivo de Preenchimento de Vagas Remanescentes, na opção Mudança de Curso (Resolução CEPEC n.1394R/2016).

O Processo Seletivo de Preenchimento de Vagas Remanescentes que oferta vagas para Mudança de Curso é realizado pelo Instituto Verbena, ao qual caberá executar todos os procedimentos relativos à seleção de candidatos(as), e pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA), responsável pela Matrícula dos(as)aprovados(as). A processo seletivo ocorre uma vez por ano e o edital é publicado sempre no segundo semestre do ano, no sítio do Instituto Verbena (www.institutoverbena.ufg.br).

O Processo Seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme critérios previstos no respectivo edital.

Ressalta-se que Mudança de Curso:

1. pode implicar em mudança de câmpus, de grau acadêmico (licenciatura e bacharelado) e de modalidade (a distância para presencial), mesmo que seja no curso do mesmo nome;
  2. só é permitida uma única vez;
  3. não se aplica a candidato(a) que esteja excluído da Universidade ou que tenha realizado desistência de curso;
  4. não se aplica à Mudança de Turno dentro de um mesmo curso.

- 2ª opção: de acordo com a Resolução CEPEC n.1395/2016, a oferta de vaga para Mudança de Grau Acadêmico ocorre uma vez a cada semestre e as vagas são disponibilizadas pela Unidade Acadêmica ou a Unidade Acadêmica Especial, em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

O interessado em realizar Mudança de Grau Acadêmico deverá formalizar o pedido ao Coordenador de Curso, em período determinado no Calendário Acadêmico, que realizará a seleção utilizando a maior média global.

Após a divulgação do resultado pelas Coordenações de Curso, o estudante selecionado deverá comparecer ao Centro de Gestão Acadêmica (CGA) em período previsto no Calendário Acadêmico, sob pena de perda de vaga.

OBSERVAÇÃO: Vale lembrar que a solicitação está condicionada a oferta de vaga no curso pretendido pelo candidato.